Por que escolher um tapete vintage para decorar?

Os tapetes são um excelente complemento para quando decoramos a nossa casa. Nos ajudam a delinear os espaços, trazem uma sensação cálida de conforto e também proteção ao solo. Além disso, a variedade de modelos de formatos é tão grande que as suas possibilidades de decoração são imensas. Mas hoje vamos nos concentrar em peças muito especiais. Descubra os benefícios de escolher um tapete vintage para decorar o seu chão.

Quando se trata de escolher um tapete, embora existam algumas regras a ter em mente, dois fatores tornam-se extremamente importante: a qualidade e o gosto pessoal de cada um. No entanto, as vantagens de decidir-se por um tapete vintage são indiscutíveis. Quer saber por quê? Continue lendo.

O valor de um tapete do vintage

Temos tapetes no mercado de todos os tipos de qualidades, desenhos, cores, tamanhos ... A variedade é infinita, e isso é uma vantagem, porque que assim todos podem encontrar o tapete que precisam. É claro que a qualidade tem de ser um dos critérios que nos orientam na escolha do tapete ideal, mas mesmo sob o título de tapetes de qualidade, temos muitas opções para escolher.

Você pode gostar de tapetes modernos, de fabricação nova, com design minimalista e contemporâneo. É uma opção muito válida quando se escolhe este complemento têxtil que fornece tanto para os interiores. No entanto, sem desmerecer o novo, hoje eu quero falar sobre as vantagens de se decidir sobre um tapete antigo vintage. E acredite em mim, neste caso todas as vantagens.

Tapetes orientais, artesanato puro

Se você decidir colocar na sua casa um tapete oriental, é melhor primeiro se informar um pouco sobre eles, para decidir se o que você encontra é realmente o que você quer. Os tapetes orientais são perfeitos para colocar um toque exótico a qualquer espaço. Eles são peças de indiscutível beleza que irradia personalidade e destacam-se por si mesmos.

No entanto, mesmo que pareça mentira, eles são muito versáteis graças à sua capacidade de se adaptar a todos os estilos de decoração. Para mim, por exemplo, que adoro quartos ultra-modernos, equipados com móveis e linhas retas contemporâneas. 

Em interiores minimalistas em que a paleta de cores é sóbria e elegante, o tapete oriental coloca uma nota diferente e cria um contraste muito especial.

Escolha um tapete artesanal

Se com você for como eu, e gosta de orientais, tem que se preparar porque tem tantas alternativas ao seu alcance, a escolha pode tornar-se complicada. Eu recomendo que se deixe guiar pela qualidade. Os tapetes feitos à mão com origem no Oriente são sempre uma boa escolha, devido ao seu design especial e a qualidade dos materiais naturais utilizados na sua fabricação.

Com origens em países como Índia, Turquia, Paquistão e Irã, eles são criados a partir de materiais como algodão, lã ou seda. A base do tapete é feita geralmente em algodão, e sobre ela os artesãos vão amarrando as fibras de lã ou seda. O tipo de nó utilizado define a origem do tapete, uma vez que nem todos os países são iguais.

Seja novo ou antigo, aposte em um tapete artesanal, feito à mão, você pode manter por muitos anos. Sua qualidade é superior, este tipo de tapete dura uma vida, por isso, é possível encontrar modelos antigos em muito bom estado

Tapetes do vintage, o segredo para selecioná-lo

Se você está à procura de um tapete antigo vintage, você precisa ter claro sobre algumas coisas que podem ajudá-lo a acertar na escolha.Você também poderá encontrá-los em sites como www.usadobrasil.com.br, onde tem um grande leque de opções.

Observe o design: o tipo de desenho que reproduz um tapete diz muito sobre a sua origem e também pode colocar um pouco de luz sobre o que é a sua antiguidade. Descubra e aprenda a distinguir uns padrões de outros.

Observe as cores: o fato de que esteja um pouco apagado ou escuro pode indicar que é um tapete artesanal que tem já alguns anos. Certamente o artesão que fez utilizou corantes vegetais para tingir as fibras, o que dá ao tapete uma naturalidade especial.

Você também deve ter em mente que os tapetes tecidos à mão não são perfeitos. Sua textura não é completamente regular, e é aí que reside parte do seu charme. Se o tapete tem alguma imperfeição significa que ele é, provavelmente, feito à mão.

Sinais de desgaste que pode apresentar um tapete vintage em certas áreas onde foi mais pisado, ou se você tem uma borda um pouco mais desgastadas, são a prova de que é um tapete antigo. É verdade que estas imperfeições podem desvalorizar, mas também demonstram que é uma antiguidade.

Considere estas indicações e com certeza você vai encontrar o tapete que você está procurando para a sua sala de estar. Uma autêntica peça de arte que irá acompanhá-lo por muitos anos.