Meu salão de cabeleireiro, por onde começar?

Hoje vamos falar de um lugar que muitos ou muitas adoram, um bom salão de cabeleireiros, e aqui posso dizer convicta que tanto faz se você homem ou mulher, creio que todos pensamos o mesmo. Quem não gosta de sentir-se um pouco mimado? Ter alguém massageando nossa cabeza, (eu quase durmo quando fazem isso), ou fazendo uma limpeza facial, com cremes maravilhosos, fazenda uma pedicure, adooooro. Mas toda essa bonita sensação que temos quando estamos em um salão não é o mesmo sem o ambiente não colabora não é mesmo? Uma boa localização física da loja, como shopping ou um bairro mais tranquilo, até mesmo aquele salão de uma amiga. Senão está bem situado e bem decorado, acaba virando uma tortura do que um prazer. 

Para aqueles que estão começando a sua jormada, e que estão pensando em abrir um negócio, vou dar algumas dicas aqui que espero que ajudem. 

Você já começou a procurar um lugar onde você construir o seu salão de cabeleireiro? Primeiro, antes de para para falar sobre as dimensões, pense bem no sua localização. Deve ser em um lugar com uma frequência elevada de travessia de pedestres com outras empresas e comércios nas proximidades, que tenha estacionamento fácil... você também precisa escolher a área com base no preço médio do seu negócio. Desta forma, você conseguiu capturar o público certo.

Recomendo que você se certifique de que o local eleito pode desenvolver a atividade que você pretende. Em primeiro lugar, por uma questão legal. Em segundo lugar, por razões puramente logísticas. Pense que você você deve ter o suficiente para instalar uma pequena cadeiras na sala de espera, alguns sofás e móveis na recepção, unidades de lavatórios, armários, gavetas e muito outros espaços para outros acessórios. 

Além de pensar no espaço como tal, você não pode ignorar a distribuição do ambiente e do espaço, de uma maneira que você possa distribuir os móveis até mesmo utilizando para separar algumas áreas de outras. Também aconselho a observar também a energia elétrica, regras de acessibilidade, ventilação, banheiros... 

Um salão de cabeleireiro é muito mais do que um estabelecimento onde vamos cortar ou tingir o cabelo. Além de que mais e mais como salões de beleza, tenha em mente que eles são lugares onde as pessoas vão para relaxar e esquecer um pouco sobre as preocupações diárias: estresse no trabalho, problemas familiares, tudo... 

Para fazer com que o cliente se sinta em um ambiente confortável e agradável, é fundamental que haja ordem no local e tudo esteja bem organizado. Para conseguir este objetivo, e fazer que o seu cliente se sinta em um paraíso e talvez não queira mais sair, ou até mesmo voltar com mais frequência, você precisa ter espaços amplos e de fácil acesso, banheiros espaçosos onde colocar as ferramentas de trabalho e alguns produtos, carrinhos com gavetas para determinadas substâncias e loções... Se as pessoas vão para o seu salão de beleza observam que tudo está bem organizado, isso transmite a eles sensação de limpeza e confiança. 

Para escolher os móveis que você precisa para o seu salão, você encontrar tanto em lojas de produtos novos como Yamamoto ou até mesmo em lojas online de produtos de segunda mão com é o caso da Usados Brasil, uma vez que recomendamos que você pense bem no estilo da decoração, na quantidade de produtos que você tem, nas dimensões do local, etc.

Existem hoje em dia muitas tendências no mundo dos Salões de Cabeleireiros, tanto dedicados ao mundo unissex, ou aqueles somente femininos, ou somente masculinos, ou aqueles somente infantis. Ahi também está uma boa oportunidade de verificar, antes de abrir o seu negócio, se você gostaria de dedicar-se a um nicho específico. E assim para cada nicho que você se ao final decida dedicar-se poderá encontrar diferentes decorações. Pensando um pouco mais alto, se você tem o espaço suficiente também pode investir nos três ao mesmo tempo, porque não? E fazer 3 ambientes, masculino, feminino e infantil, cada ambiente que o cliente entra terá uma decoração, será também uma ótima opção para captar como cliente toda a família, e fazer deles clientes para toda a vida.

 

E qual são as suas idéias? Já tem definido o nicho que quer seguir neste ramo? Conte-nos como quer começar.