Livros Receitas melhor forma de utilizar

Quando abrimos nossos livros de receitas para preparar um almoço um jantar para nossos amigos ou familiares, devemos pensar em como aproveitar da melhor maneira nossos alimentos, e assim fazer a nossa parte no reaproveitamento dos alimentos.

Como expliquei anteriormente no articulo sobre como escolher um tapete vintage, para aqueles que me seguem neste blog, sabem que para mim reciclar vale para qualquer coisa e lugar da casa.

livros de receitas usadobrasil

Diariamente temos alimento sendo desperdiçados de várias formas: pela produção em excesso, ao caírem dos caminhões durante o transporte, sobrando no estoque…, entretanto, boa parte do desperdício ocorre exatamente onde o alimento deveria ser aproveitado: na nossa cozinha. O descarte de cascas, sementes e raízes que poderiam ser usadas em diversas receitas é um exemplo de como jogamos no lixo o que deveria estar no prato. A alimentação sustentável deve combater este processo, por meio do aproveitamento integral, do planejamento na hora de ir às compras e da conservação. Menos lixo acumulado, menos dinheiro gasto em vão e melhor distribuição de mantimentos. Tudo isso podemos fazer com pequenas mudanças no dia a dia.

Reciclar los alimentos uma moda ou algo que devemos cultivar?

Reciclar alimentos e reaproveitá-los na nossa cozinha, é uma alternativa barata e prazeirosa e é o caminho para o combate à fome e a miséria. Aproveitar cascas, talos, sementes e outras partes descartadas dos alimentos também é uma maneira de melhorar a saúde.

Mas ainda assim vemos iniciativas como Foodsharing, que é um grupo de trabalho cujo objetivo é servir como uma plataforma para desenvolver estratégias para combater o desperdício de alimentos. É aberto à participação de qualquer pessoa interessada em entrar num espaço de comunidade ativa que resgata excedentes de alimentos, que os compartilha, que ajuda a distribuir excedente ou onde quer que eles sejam necessários que sejam usados.

Os fundos desta plataforma estão na Cena Freegan e junk food, grupos de ativistas que organizaram ações de protesto contra o desperdício de resgatar comida das latas de lixo de cidades e preparando o jantar popular com o objetivo de tornar visíveis que por razões económicas as lojas de alimentos desperdiçam alimentos em perfeito estado.

França multa supermercados que jogam fora a comida

A França é o primeiro país no mundo que, desde fevereiro multa aos supermercados por jogar fora alimentos vencidos ou batidos. Eles devem doá-los a entidades sociais. Na Espanha, a Comissão do Meio Ambiente aprovou uma proposta de lei que insta o Governo a adotar o modelo francês e também reclamou que os produtos impróprios para consumo humano sejam reciclados. Uma opção para reciclagem é a fabricação de alimentos para animais, que são feitos com os alimentos que você não pode mais comer como iogurte, sorvete, leite, macarrão, biscoitos, farinha etc. Normalmente esses alimentos são cedidos pelas empresas de produção e as fábricas de ração reciclam 92%.

De qualquer forma, a principal fonte de desperdício de alimentos não está em supermercados. Eles são responsáveis ​​por 5% dos resíduos, de acordo com a Comissão Europeia e em Espanha há muitos acordos entre supermercados e bancos de alimentos para evitar desperdícios. O maior problema é encontrado nas geladeiras dos consumidores (42%) e produtores de alimentos (39%).

Formas de reaproveitamento

Em 2010, o Brasil aprovou a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS); ela previu o fechamento de lixões a céu aberto, que devem ser substituídos por aterros sanitários. Estes possuem preparo no solo para evitar a contaminação de lençóis freáticos pelo chorume, o líquido resultante da decomposição do lixo orgânico.

Para ser conscientes, vamos reaproveitar, nossas roupas, móveis e até mesmo comida, veja no site Usadobrasil alguns exemplos de livros para continuar com o seu reaproveitamento na sua cozinha.