4 estilos de abajur para seu criado mudo

Além de ser um elemento decorativo importante no quarto, o abajur de cabeceira oferece a iluminação necessária: para ler na cama, para levantar para beber água por exemplo, ou para levantar por alguma razão no meio da noite sem se bater por todos os lados. Não precisam ser idênticos em ambos os lados da cama, e não têm necessariamente de estar na mesa de cabeceira da maneira tradicional.

 

Existem algumas coisas importantes a serem consideradas, por exemplo:

Cada abajur deve ter seu próprio ligar e desligar, e cada um pode ser opcionalmente acessível da cama e de perto da porta do quarto. Além disso, podem ser colocados interruptores que se podem regular a intensidade da luz, e, por vezes, a mesma lâmpada tem esta característica. Isto pode ser muito útil para pessoas que por doença passam muito tempo na cama, e além de ler, também comer ou assistir televisão, por exemplo. 

Além disso, embora seja tão óbvio para estar falando novamente, mas, é importante que os interruptores estejam perto do travesseiro, e que possa ser acessado facilmente, sem ter que fazer malabarismos ao estar meio adormecido. Digo isso porque eu sei que muitas pessoas vivem com este desconforto permanente sem encontrar uma solução, que neste caso pode ser tão simples quanto usar um acessório de fiação, como um cabo de extensão. 

Para a iluminação à noite é melhor evitar a luz azul, como tem sido mostrado que reduz a produção de melatonina, que induz o sono, por isso, na cabeceira da cama é preferível usar lâmpadas economizadoras de energia incandescentes. Para ler são recomendadas lâmpadas de 40 a 60 watts. 

Se você tem o sono leve, será especialmente importante que tenha a escuridão completa no quarto quando as luzes estão apagadas. O ideal é fornecer uma escala da luz, ou seja, uma luz ambiente suave no quarto (iluminação de teto), e uma luz mais importante, articulada ou não, mas bem situada na área da cabeceira da cama (iluminação noturna). A organização do quarto é umfator impoprtante para isso como falei no artigo sobre quarto de solteiro.

Para evitar sombras ao ler um livro deitado/a na cama, a parte inferior do abajur deve estar localizada entre a cabeça do leitor e as páginas do livro, cerca de 20 cm. de altura em relação à cama, por isso, deve ter em conta a altura da cama, como a altura da mesa de cabeceira e a situação usual do leitor.

Em geral, podemos dividir as luzes de cabeceira em 4 grupos: Os abajures, lâmpadas de parede ou arandelas, luminárias de escritório ou ajustável e lâmpadas suspensas.

 

Abajur de criado mudo

abajur

 

Os abajures de mesa são os mais usados em todos os estilos decorativos e oferecendo a mais ampla gama de opções decorativas, porque eles podem ser grandes e de base ampla como um garrafão, ou estreitos e finos, ou de formas geométricas, desenhos futuristas ou ecológico... as opções são infinitas e variadas.

 

Além disso, antigamente se costumava colocar duas lâmpadas idênticas em ambos os lados da cama, mas agora não se segue essa decoração com simetria em tudo, pelo menos a este respeito. Com a era da reciclagem e tendências retro decorativas do vintage, qualquer objeto pode se tornar um abajur de mesa, como uma câmera velha ou uma boneca de madeira.

 

Lâmpadas de parede e/ou arandelas

lâmpada de parede

 

 

Muitos designs de lâmpadas de parede são articulados, tanto horizontalmente como verticalmente, permitindo que dirigir a luz ao local desejado, por isso é uma opção muito flexível. São uma boa solução para pessoas que compartilham uma cama, mas inclinando-se em diferentes alturas; as lâmpadas podem ser colocadas à mesma altura e, em seguida, ajustar a cada pessoa. A grande vantagem de lâmpadas de parede ou arandelas é que deixa espaço livre no criado mudo, chegando a eliminar a necessidade de estes, cuja principal função é precisamente muitas vezes ser o apoio às luzes de cabeceira.

 

Abajur de escritório ou ajustável

 

 

Este grupo, por sua vez faz parte de qualquer dos dois anteriores. A capacidade de ajustar as lâmpadas, tanto de mesa e parede, juntamente com tendências em decoração de estilo industrial e estilo nórdico, onde as lâmpadas articulada são bem-vindas no quarto, essa tendência levou parcialmente a zona de trabalho para o criado-mudo, pelo menos quando se trata de conforto de leitura e estética.

 

Lâmpadas suspensas

lampadas suspensas

As lâmpadas suspensas são uma tendência relativamente recente, particularmente presente no estilo nórdico, permitem que todos os tipos de opções como agrupar luzes em diferentes alturas, brincando com cabos, coloridos por exemplo, como parte da decoração... este tipo de luzes também são uma solução para pequenos espaços onde não há espaço suficiente para um criado mudo. Devem proporcionar uma luz difusa e não são tão ideais para a leitura como as orientáveis, mas em vez disso são muito criativas, decorativamente falando, por isso são comuns em hotéis de luxo e hotéis boutique.

 

Como muitas pessoas mudam suas decorações, por motivos que sejam, é muito fácil você encontrar diversos modelos de abajures no site Usadobrasil.com.br, e assim mudar sua iluminação com preços bastante acessíveis.